segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

RESGATEM O FUTEBOL MARANHENSE !!!

Ontem, 18 de fevereiro, foi realizada quase toda 2a rodada da 1a fase da Taça Cidade de São Luís 2008. Em Santa Quitéria, o time da casa empatou com o Bacabal por 0x0, enquanto o anfitrião Imperatriz, no estádio Frei Epifânio, venceu o Chapadinha por 3x1. Já em São Luís, o Moto Clube enfrentou de igual para igual o Maranhão e venceu de virada por 2x1, no estádio Nhozinho Santos. O encerramento da rodada está marcado para esta quinta-feira, com o jogo Sampaio Corrêa x São José de Ribamar, neste mesmo estádio, às 20h30.
O grande assunto comentado nesta rodada, foi a ausência dos torcedores. Não que isto seja uma novidade, até porque há tempos nenhuma solução foi encontrada para atrair os torcedores aos jogos, seja na capital e/ou no interior do estado. A Federação Maranhense de Futebol e os dirigentes de alguns clubes, insistem em marcar jogos nos mesmos horários de jogos dos principais campeonatos estaduais, chegando a competir com partidas, como por exemplo, a semi-final da Taça Guanabara entre Flamengo X Vasco, que seria realizado às 16h, no estádio do Maracanã, com transmissão do maior veículo de audiência do país, a TV Globo.
Ora, este jogo é considerado o clássico do torcedor, pois atrai milhões de pessoas fanáticas em todo o Brasil por Vasco e Flamengo, e entra em campo a paixão e a grande rivalidade histórica entre eles.
As circunstâncias eram totalmente desfavoráveis para que houvesse uma rodada da Taça Cidade, no mesmo horário do clássico carioca. O torcedor, com certeza, escolheria assistir o jogo da Globo do que ir ao estádio para acompanhar o jogo local, como por exemplo, MAC X Moto. a prova disto, foi o número de torcedores registrado no jogo maranhense - 713 pagantes e 386 não-pagantes. Para piorar, muita gente vai ao jogo sem pagar a entrada. Não se sabe como isto acontece! Tantas pessoas assistem de graça, fazendo com que aumente ainda mais a crise financeira dos clubes locais.
Os dirigentes maranhenses sabem que não há como competir com os principais jogos nacionais. Mas cabe uma pergunta a fazer sobre isto. Por que os jogos do campeonato cearense, baiano, potiguar, pernambucano, paraense e alguns outros, marcam os seus respectivos jogos, no mesmo horário de uma semi-final da Taça Guanabara, nos jogos do Corinthians, São Paulo pelo Campeonato Paulista? Ah..porque dá certo! Mas por que dá certo? Dá certo, pois há uma cultura do torcedor em valorizar os jogos locais, o incentivo a comparecer aos estádios, através de promoções e da importância dos jogos. Resultado: a média de torcedores nos estádios é altíssima!
Talvez, uma saída para alguns dos problemas na qual o futebol maranhense passa seja essa: o resgate do torcedor e mais espaço para que o futebol seja divulgado na imprensa local. Anos atrás, precisamente no final da década de 90, criou-se uma forma de incentivo para que o torcedor maranhense fosse ao estádio, com a promoção "Nota na Mão", na qual fornecia prêmios às pessoas, nos intervalos dos jogos, e por isso se tornou um grande sucesso e uma grande fonte de renda para os clubes. Enquanto hoje, é triste ver que a população, apaixonada por futebol, não comparece aos jogos locais, preferindo assistir pela TV, o Campeonato Paulista e Carioca, indo mais longe, jogos do Campeonato Inglês, Espanhol, Italiano e etc. Não desmerecendo estas grandes ligas, mas o Maranhão deveria dar valor ao que é da terra. O maranhense está pobre não só no aspecto material, mas em espírito. Muitas pessoas do próprio estado, acham que ser maranhense não é um motivo de orgulho, e por isso, não valorizam as produções da terra e o próprio futebol local, especificamente. Isto é profundamente lamentável!
Chegamos a um ponto extremamente crítico no futebol maranhense. A população, que adora este esporte, não vai ao estádio prestigiar seu time. Isso é um paradoxo! Deve-se refletir sobre o que está acontecendo com o futebol local e encontrar-se uma solução. O calendário da Taça Cidade de São Luís deve ser sim igual aos principais jogos de outros campeonatos estaduais. O que falta é a valorização e o investimento nos clubes e resgatar a paixão do torcedor pelo futebol maranhense para que este esporte tão querido por todos, volte a ser grande no estado. Assim, com certeza. valeria a pena "competir" com o horário dos jogos dos grandes campeonatos estaduais pelo Brasil.
A prova de que o torcedor maranhense espera por esse resgate, foi ontem, no clássico entre MAC X Moto, em que dois torcedores, um com a camisa do Flamengo e o outro com a do Vasco, estavam no Nhozinho Santos às 16h, no mesmo horário do jogo carioca e uma hora antes de Moto e Maranhão entrarem em campo. Este é um grande exemplo de que há uma luz no fim do túnel para uma grande mudança.
O processo para que isto aconteça é lento. Não é do dia para a noite que as coisas mudam. É preciso confiança para mudar, para que aos poucos, dias melhores apareçam.

17 comentários:

Unknown disse...

É verdade, os jogos maranhenses de futebol nao estão recebendo seu devido valor e reconhecimento por assim dizendo. O que falta é uma melhor divulgação pela imprensa, mais envolvimento dos torcedores pela sua paixão futebolística e também promoções para atender aos olhares dos maranhenses.
amor, ficou muito bom seu artigo.
seu blog será um sucesso. beijo grande da lala.

Familia Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Familia Silva disse...

Realmente o torcedor maranhense nao tem essa cultura de valorizar o futebol local.
E mesmo quando o público comparece em massa para assistir aos jogos (geralmente na fase final do campeonato), parece que ainda falta alguma coisa nas arquibancadas. Com exceção das torcidas organizadas, o torcedor é muito passivo, age como se estivesse assistindo o jogo no sofá de sua casa. Certa vez, na final da taça cidade de 2007 entre sampaio e imperatriz, nhozinho santos lotado e mais parecia um jogo de tenis onde so se pode fazer barulho depois do ponto (de um gol no caso).

Não precisamos ir mto longe para nos espelharmos em outras torcidas, paysandu e remo sempre contam com seus torcedores, principalmente em jogos validos pelo nacional. Outros campeonatos nordestinos tambem tem apresentado uma otima media de publico.

Acho que falta so maior comprometimento dos dirigentes para "re-socializar" o futebol maranhense. Espero que com essa medida de times-empresa o nivel do futebol apresentado dê uma melhorada e consiga atrair os torcedores novamente aos estádios.

Planejamento seria a palavra-chave para esse tao sonhado resgate se tornar uma realidade.

Anônimo disse...

esse aí é o reflexo da má administração e pela a omissão dos dirigentes no que se diz respeito a renda! cara....sou frequentador do nhozinho santos a anos e sempre fui contra ao esquema de prestação de contas no que se diz respeito ao publico pagante ali! certo que em varios jogos realmente dá um publico vergonhoso....(isso é fato), só que há jogos (como os da copa do brasil atletico Paranaense x MOTO CLUBE de são luis) que a olho nú percebiamos que o publico era bem maior que o divulgado!! certo que tem o pessoal que entra de graça , mas 3/4 da galera entrando de graça é demais né??? tem que ser investigado quem contabiliza a venda desses ingressos pois o torcedor lota o nhozinho só que na hora da divulgação da renda acontece a inverdade que contestei aqui em meu comentário!! Um abração Yuri e parabens pelo texto!

Anônimo disse...

A crítica em relação ao futebol marenhense não deve ser feita direcionando aos torcedores maranhenses. Ora, sou torcedor praticamente fanatico pelo futebol, mas nao acompanho o esporte local pois não vejo retorno nenhum, ou seja, não me da emoção. Digo que torço para o Sampaio mas não sei nome de nenhum jogador, não sei se ta tudo certo ou não, etc. Sinceramente, nem quero saber. Pois é uma vergonha a administração do futebol no maranhão, a falta de investidores, o BELO estádio que temos em São Luís estar abandonado... Enfim, voces da imprensa esportiva no maranhao sao uns verdadeiros guerreiros ao ter que ficar falando das mesmas coisas, em termos de problemas, entre outras coisas.

Anônimo disse...

E o torcedor maranhense sabe torcer sim, ao contrario do que muita gente diz. Sou flamenguista e meu maior sonho é assistir um jogo do meu time no maraca. O negócio é que não consigo ser o mesmo fanático pelo sampaio. Fui em alguns jogos, quando o castelão estava na ativa, e não me empolgava em nenhum momento. Acho que ate o meu futebol de final de semana com os amigos é mais empolgante.

Não acho que falta divulgação não. Todo maranhense sabe que aqui tem futebol e que tem um campeonato rolando. Muita gente não se interessa por varios motivos, entre eles o nível do futebol, a falta de profissionalismo no geral, as constantes decepções de times maranhenses no campeonato brasileiro da serie C, onde este ultimo faz com que ficamos desacreditados no futebol local, sem perspectiva de melhora. E não pode deixar de citar o estádio castelão. Eu, particularmente, não estou mais indo nem nas finais por causa disso. Não vou ao nhozinho pq é perigoso e não gosto do estádio. Castelão é lindo demais, alguem tem que fazer algo por ele. E não so reformar e deixar la... mas sim, ficar fazendo manuntenções, mantendo o que nós temos de melhor em relação ao futebol, O CASTELÃO.

YURI GONÇALVES disse...

meu caro amigo torcedor...
concordo com o que vc diz!!mas n estou botando a culpa nos torcedores, pq eles estao orfãos do futebol maranhense!!a culpa´é dakele q nao consegue fazer um planejamento adequado, é dakele que como vc citou, o caso do castelão, que não estao dando a mínima por esse estádio que realmente é mt bonito..de alguns meses p cá é que estão tentando fzr algo para recuperá-lo, mas tb é só por causa da copa de 2014!
Falta é o incentivo para q o torcedor q é apaixonado por futebol, vá ao estádio aki no MA!! falta condiçoes necessárias para q o torcedor se sinta seguro qd vai aos jogos!!!
meu caro..o q temos que fzr é tirar o futebol maranhense do buraco em q está!! a imprensa, o torcedor e outras pessoas envolvidas nao devem fingir q nd está acontecendo no futebol do MA, pois está na cara de tds q há alguma coisa!! agora..o q será??no minimo é falta de interesse dakeles q comandam os clubes e a federaçao em melhorar!!
Ja estao querendo adiar os jogos de dmg p segunda!! é triste..pq o futebol aki no MA, assim, se esconde, nao tem coragem de enfrentar a concorrencia de outros campeonatos estaduais..ao inves de ser feito alguma coisa que faça o torcedor ser incentivado em ir às partidas!!
obrigado pelo seu comentariooo torcedor..e nao se preocupe..q em breve vamus debater sobre a situação do castelão aki no blogsporteclube..pd ter certeza!!
obrigado pelos outros comentarios tb dessa postagem!!
um beijaoo p minha namorada q comentou tb no meu blog.bigadu amorr!!!!

Anônimo disse...

Concordo com oq vc disse... oq eu falei em relação q nao podemos culpar os torcedores, não foi em relação ao teu comentario nao. Foi so dando uma opiniao mesmo.

Se estao querendo colocar os jogos para segunda, vai piorar mais ainda. Mas eu acho q, atualmente, nao da pra concorrer com o futebol q passa sabado ou domingo na tv (fechada ou aberta).

Anônimo disse...

Demorou pra fazer esse blog hein!? Adorei a idéia, ficou mto legal!

E começou logo com um tema bem pertinente: acho que realmente fala-se mto pouco sobre possiveis politicas para valorização do futebol maranhense, o que é lamentável diante a situação triste que voce relatou. Não é nem preciso ir ao estádio para captar a atmosfera de descaso: basta ver nos 15 míseros minutos de globo esporte - edição local o compacto dos jogos estaduais e a ausência de torcedores nos estádios.

Não é preciso ir mto longe para encontrar parâmetros justos de comparaçãO: no Pernambuco é visível em mtas ocasiões a paixão que os pernambucanos têm pelos times do estado; não é nada dificil ir a padaria, ao posto de gasolina, ao shopping ou às baladas para encontrar torcedores trajando as camisas do náutico, do sport ou do santa cruz. Desnecessário é falar da presenças desses torcedores nos estádios em dias de jogos, quiçá de clássicos como Naútico x Sport, cultivando além de uma rivalidade saudável o orgulho e o prazer de assistir, contribuir e incentivar o futebol pernambucano.

Por que não somos assim? O que nos falta ou nós excede? Essa resposta vai mto além deste âmbito limitado do futebol, ou do esporte. Nos falta o orgulho de ser marenheses, talvez por fatores externos mto mais agravantes e que vêm de longa data. E nós execede a descrença de que somos somente nós os verdadeiros reacinários capazes de mudar este curso.

Eu tenho uma solução, embora um tanto quanto sarcástica: é só tombar o futebol marenhense como patrimonio histório da humanidade; Colocá-lo no mesmo patamar que o Reviver, o Tambor-de-criola e o Guaraná Jesus. Ou pode ser a volta de políticas de incetivo, como as que você citou nos seu texto. De qualquer forma, algo precisa ser feito para que resgatemos mto mais do que o futebol no Maranhão.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

pow tá massa o blog tô muito orgulhoso de ti meu irmão
abraço e muito sucesso nessa vida porque se tem uma pessoa que merece ser feliz é você!!
fui...........

Unknown disse...

Como diria Marcos bianchi "concordo em gênero,numero e degrau" contigo caro autor o futebol maranhense deve ressussitar a velha e boa ideia da nota na mão,mas o q vale hj em dia para os empresarios é nota no bolso e pouco expetaculo,nossos estadios abandonados as moscas,pois bem enquanto essas pessoas administrarem nosso futebol não iremos evoluir,Yuri parabens pelo blog,um abraço!

Anônimo disse...

Olá Yuri,
passei pra parabenizar a iniciativa de um blog pra falar do esporte. Precisamos deste tipo de inciativa.
Parabéns!!!!

Robson Jr

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa Yuri...bem, apesar de não ser apaixonada por futebol acredito que esse é um assunto que deve ser discutido sempre, principalmente agora que o Brasil sediará a copa de 2014.Acredito que deveriam existir mais políticas voltadas para o esporte no Brasil, neste caso em específico, para o futebol. Aqui no Maranhão, por exemplo, o futebol está numa situação bem complicada, não somente os times,mas também os estádios.Iniciativas como estas devem servir pelo menos para refletirmos um pouco mais.
bjs

Anônimo disse...

Grande Yuri é com muita felicidade que visito seu blog!
Pessoas como você enriquecem o esporte maranhense com cultura, informação e opiniões pertinentes, características, aliás, que você, futuro jornalista, já as possui.
Boa Sorte!
Ruy Isnard

Unknown disse...

O futebol maranhense está praticamente no fundo do poço... pessoas sérias têm que administrar o futebol maranhense para ter uma expressão maior no cenário nacional.

Unknown disse...

O futebol maranhense está praticamente no fundo do poço... pessoas sérias têm que administrar o futebol maranhense para ter uma expressão maior no cenário nacional.