segunda-feira, 19 de maio de 2008

Falta fôlego ou elenco para os clubes brasileiros envolvidos em campeonatos simultâneos?

Pode parecer contradição ou ilusão, mas o Campeonato Brasileiro da Série A ainda não começou de verdade para alguns clubes. Após duas rodadas (38 no total), alguns times ao invés de se preocuparem com o campeonato nacional, valorizam mais a Libertadores - no caso de Santos, Fluminense e São Paulo que estão decidindo vagas nas semi-finais; e a Copa do Brasil, com alguns times nas fases decisivas de semi-finais como por exemplo, Botafogo, Vasco e Sport. Evidentemente estes times que estão envolvidos em outros torneios tomaram decisões acertadas, pois o brasileirão ainda está no começo enquanto a Libertadores e a Copa do Brasil estão nas fases finais.

Isto acontece porquê? Erro de calendário? Pode ser. Essa discussão é velha, mas já que toda vez muda o calendário e nunca tem jeito, sempre algum clube vai reclamar. Entao é o jeito tentar organizar da melhor maneira essas datas e levar o problema a outra causa: a falta de elenco que quase todos possuem.
É nítido saber que os clubes citados acima não possuem elencos que podem dar conta de dois campeonatos. Sempre um campeonato será sacrificado na medida do possível. A prova disto é que Botafogo, Santos, São Paulo, Fluminense, Vasco e Sport não estão nas primeiras posições do Brasileirão, ou seja, no G4 (grupo dos quatro melhores colocados).

Classificação do Campeonato Brasileiro:
1º ao 4º-vagas na Libertadores
5º ao 12º- vagas na Copa Sul-Americana
17º ao 20º- rebaixamento

1- Náutico-6 pts**
*******************************************************************
2-Cruzeiro-6 pts
3-Flamengo-4 pts
4- Figueirense-4 pts
*******************************************************************
5- Atlético-PR-4 pts
6- Grêmio-4 pts
7-Santos-3 pts
8-Coritiba-3 pts
9-Vasco-3 pts
10-Botafogo-3 pts
11-Internacional-3 pts
12-Palmeiras-3 pts
*******************************************************************
13-Atlético-MG-2 pts
14-Goiás-1 pt
15-São Paulo-1 pt
16-Portuguesa-1 pt
*******************************************************************
17-Fluminense-1 pt
18-Sport-1 pt
19-Vitória-1 pt
20- Ipatinga-0 pts

A classificação diz tudo. Não dar para entender porque o São Paulo, que nos últimos quatro anos conquistou quase tudo - Brasileiro duas vezes consecutivas, Libertadores uma vez e chegou na final do ano seguinte, título mundial em 2005, sempre chegando em fases decisivas, a venda de jogadores como Mineiro e Josué, o marketing que o clube tanto tem orgulho de mostrar que é ate considerado o clube-modelo do futebol brasileiro com uma grande estrutura - não consegue montar um elenco com mais de 20 jogadores? Para onde foi esse dinheiro que não é investido em contratações? É inexplicável! Dá pena e enjôo do Muricy, técnico do time, que em quase todas as suas entrevistas coletivas bate de maneira indireta e direta nesse problema.
Assim, é fácil criticar o calendário que diversas vezes fora mudado, mas a desculpa do tal problema continua - cansaço, campeonatos demais etc.

O Fluminense montou um elenco de grandes nomes, como Washington, Dodô, Leandro Amaral, Conca etc., mas se esqueceu do time reserva. O Tricolor das Laranjeiras não tem "banco" capaz de suprir as necessidades de manter um bom nível em outro campeonato. É inexplicável o erro do Flu, pois tem um bom patrocinador que investiu muito, financeiramente, para contratar poucos grandes jogadores e acabou não se preocupando com o elenco mas sim só com o time titular, e que por castigo ficou boa parte do semestre apenas com dois desses nomes. Deveria-se levar em conta que esse dinheiro gasto para contratar três grandes atacantes poderia ser investido na contratação de um bom elenco.

O Santos: é impressionante como não podemos comparar o time campeão brasileiro duas vezes em pouco tempo (2002 e 2004), com o time de hoje. Grandes jogadores que fizeram parte dessas conquistas foram vendidos para grandes clubes europeus, como o Robinho que foi para o Real Madrid, Renato para o Sevilla-ESP; Elano, joga no Manchester City-ING; Diego, principal jogador do W. Bremem-ALE; etc. E vale destacar que o time santista chegou em finais como Libertadores, Paulista (bicampeão 2006-07) e nas primeiras posições do brasileirão nos últimos anos.
Mas aonde foi parar esse dinheiro que o Santos ganhou através de patrocinadores, venda de jogadores e títulos? O Santos deste ano é medíocre e por isso não faz crescer o número de torcedores, que era para ter aumentado consideravelmente de uns anos para cá, devido a todos esses motivos citados. Em 2008, o clube está surpreendendo na Libertadores, pois a maioria não acreditava que o time teria a possibilidade de ir à semi-final do torneio sul-americano. Mas no campeonato brasileiro está sendo incapaz de mostrar um bom elenco.

Botafogo e Sport são um caso a parte. O Fogão está se recuperando depois de ter sido "arrombado" financeiramente por administrações passadas e que inclusive fizeram o clube cair para a 2ª divisão do brasileiro de 2002. Montou um time competente com bom entrosamento, joga bem, está chegando em decisões e talvez é o grande candidato a ser campeao da Copa do Brasil, devido à regularidade que apresentou nos últimos jogos, levando em conta do ano passado até hoje.
O Sport é a grande surpresa. Não podemos esperar grande coisa do elenco pernambucano. Não devemos cobrar tanto, já que a situação é completamente diferente destes outros, pois não dá para comparar o teto financeiro deste clube com os demais.
E o Vasco? Enquanto estiver com o Presidente INTERINO, Eurico Miranda, não sairá do longo jejum de títulos. Esta é a verdade e os torcedores vascaínos mais lúcidos sabem disso.

Portanto, é uma situação que precisa ser levada em consideração. A desculpa do calendário inchado está mascarando os problemas estruturais, financeiros e até estranhos, pois clubes estes citados, não deveriam passar por problemas de montagem de elenco para uma temporada.
A culpa não é do calendário e sim da falta de competência dos dirigentes e que no fim do brasileirão, a maioria deles irá se lamentar colocando a culpa na arbitragem e no calendário, pela falta de dois ou três preciosos pontos para uma conquista de título, vagas em campeonatos sul-americanos ou até permanências na 1ª divisão.

Um comentário:

Eduardo Nogueira disse...

Caro Yuri, seu comentário esta muito bom em relaçao às espectativas dos clubes no brasileirão, mas já está quase garantido mais um triunfo do time do São Paulo, devido ao sucesso do clube nos ultimos anos.
abraçao yuri!!!