sábado, 12 de junho de 2010

O mesmo futebol que consagra uns, também crucifica outros


Algumas considerações sobre os jogos deste sábado pela Copa do Mundo de 2010.

Bom, começando pelo jogo entre Coreia do Sul 2 x 0 Grécia, primeiro jogo do dia, na estreia do Grupo B na Copa.

Os gregos nunca marcaram um gol em Copas, apesar de estarem na sua 2a participação do torneio. E pelo jeito não vão se classificar para a próxima fase. Alguém pode lembrar que eles ganharam a Eurocopa 2004. Mas é como diz o outro, "um raio não cai duas vezes no mesmo lugar". A Grécia continua sendo a mesma Grécia sem tradição no futebol, apesar de ter alguns bons jogadores, mas nada além disso.

Já a Coreia do Sul mostrou a evolução do futebol asiático, com muita empolgação e velocidade, semelhante com o futebol africano, porém os da Ásia são mais disciplinados taticamente. Envolveu fácil a Grécia, mereceu a vitória e poderia ter feito mais gols. Deve brigar com a Nigéria por uma vaga nas oitavas.

Agora a segunda partida do grupo, Argentina 1 x 0 Nigéria. Os argentinos não entraram nervosos na estreia, pelo contrário, intimidaram o time nigeriano e logo no começo fez o gol (mal validado pela arbitragem). Após o tento, parecia que a Argentina iria passear e golear a Nigéria. Mas não foi isso que aconteceu, o time argentino administrou e correu sérios riscos de sofrer o empate, pois a Nigéria gostou do jogo e pressionou os nossos "hermanos". Pena que o velho defeito do futebol africano atrapalhou o time nigeriano no jogo. Muita afobação, pouca qualidade nas finalizações, uma indisciplina tática que até parece ser displicência. Messi jogou bem, mas o goleiro do time africano foi melhor. Não deixou que o melhor do mundo marcasse na estreia.

Além disso, está provado que Maradona não é técnico e sim um ex-jogador. Motivos: Maradona deixou de convocar Zanneti e Cambiasso, mas no entanto escala Jonas Gutierres, tornando a defesa ainda mais frágil do que já é. Outro motivo é Diego Milito na reserva e Higuain se dando ao luxo de perder 4 gols em uma partida de estreia de Copa do Mundo. Mas mesmo assim, os argentinos começaram vencendo na Copa e provaram que possuem uma das melhores seleções do torneio.

E pelo Grupo C, Inglaterra e EUA fizeram a última partida do dia. Inglaterra 1 x 1 EUA. Os ingleses entraram com "fome de bola" e marcaram logo no começo. Porém, a seleção norte-americana provou que é muito bem organizada taticamente. Desde a Copa das Confederações, em 2009, os EUA mostram isso, em que chegaram ao vice-campeonato, quase derrotando o Brasil na final. Os EUA devem dar muito trabalho nesta Copa, acredito que desta vez chegam longe.

Por fim, o que falar do gol de empate da seleção norte-americana?Coitado do goleiro inglês. Green será lembrado não pelas boas defesas que fez na carreira, mas pelo "frangaço" de hoje na estreia da seleção da Inglaterra na Copa. Essa é a epopeia do futebol, consagra uns e crucifica outros.

Nenhum comentário: